Projeto de piscicultura de Castro é referência em Fórum Regional | aRede
PUBLICIDADE

Projeto de piscicultura de Castro é referência em Fórum Regional

Presidente e tesoureira da Associação de Piscicultores de Castro palestraram sobre a parceria com o município de Castro no II Fórum Regional de Piscicultura em Buritizeiro, Minas Gerais

Filés produzidos pela associação são destinados para a merenda escolar do município
Filés produzidos pela associação são destinados para a merenda escolar do município -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Representantes da Associação de Piscicultores de Castro participaram do II Fórum Regional de Piscicultura em Buritizeiro, Minas Gerais. A tesoureira da entidade, Gleice Sugahara, explica que ela e a presidente da Associação foram convidadas para palestrar e contar como funciona a parceria com a Prefeitura Municipal. “Essa troca de experiência foi de extrema importância para eles e também para nós, é valioso demais ter esse contato com outros piscicultores e podermos compartilhar conhecimento”, explica.

Ainda, Gleice destaca a agricultura familiar na cidade. “Eles tinham outra visão do Paraná, imaginavam que todos daqui são grandes latifundiários, sendo que a agricultura familiar é extremamente forte no nosso município”.

Na sequência, a tesoureira destaca que o convite para participar do evento mostra que a parceria entre a Associação e a Prefeitura é uma referência para o Brasil. “É a capital nacional do leite, se transformando também em uma referência na piscicultura. Eu já perdi a conta de quantas pessoas de outras cidades e estados já visitaram a minha propriedade. É extremamente gratificante quando me contam que implementaram um projeto semelhante ao nosso em outros locais”, diz a piscicultora, que tem propriedade na região do Abapan.

O PROJETO - Em uma parceria com a Associação de Piscicultores de Castro, a Prefeitura fornece qualificação para os produtores que desejam fazer parte da associação, escava de um a dois tanques na propriedade dos cadastrados, fornece juvenis de tilápia, ração para um ano e um aerador em comodato. Os filés de peixe destes produtores são destinados para a Secretaria de Educação que fornece o alimento na merenda das escolas do município.

Gleice destaca que a inserção do peixe na merenda escolar é de extrema importância para a economia dos produtores e para incentivar o consumo de tilápia. “Nós não temos o costume de comer peixe, o consumo é muito restrito ao período da quaresma. A implementação da proteína do peixe nas escolas acaba criando nas crianças e nas famílias o costume de consumo do pescado”, explica.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right